MacenaQuiz #2 | Uso dos porquês



Mas o exemplo completa-se com o que ouvi no dia seguinte, ao almoço; minha mãe, dizendo tio Cosme que ainda queria ver com que mão havia de abençoar o povo à missa, contou que, dias antes, estando a falar de moças que se casam cedo, Capitu lhe dissera: “Pois a mim quem há de casar há de ser o padre Bentinho, eu espero que ele se ordene! ”
Dom Casmurro, Machado de Assis

O poisdestacado no texto, pode ser substituído por um dos porquês. Qual deles se aplicaria melhor a frase? 

A) Por que
B) Por quê
C) Porquê
D) Porque




A Alternativa correta é a letra D: Porque
O "porque", junto e sem acento, tem valor explicativo. Se substituísse o "pois" da oração pelo "porque" o significado não seria alterado. Observe: "Porque a mim quem há de casar há de ser o padre Bentinho, eu espero que ele se ordene"

Comentários